História
A raça Caprina Bravia foi reconhecida pelo Estado Português em 1987.
A ANCABRA, é uma entidade de Direito Privado e representa os Criadores da Cabra Bravia, seus associados, perante entidades oficiais e outras associações e organizações nacionais, estrangeiras ou internacionais, designadamente através do poder negocial e em defesa dos seus interesses.
Foi constituída, em Novembro de 1994, por escritura pública, no Cartório Notarial de Vila Pouca de Aguiar, com o objectivo de promover e dinamizar a criação de gado caprino da raça bravia e incentivar os trabalhos que, enquadrados pela Direcção Geral de Veterinária, estavam a ser levados a cabo pelas Direcções Regionais de Agricultura de Trás- os-Montes e Entre – Douro e Minho para a criação do registo zootécnico da raça.
Em 1996 foi aprovado o regulamento do registo zootécnico da raça caprina bravia e reconhecida a capacidade legal da ANCABRA para tomar a seu cargo o registo zootécnico da raça caprina bravia em 1997.
Os trabalhos de campo arrancaram em Janeiro de 1998.
Desde então a ANCABRA tem à sua responsabilidade a elaboração e execução dos diversos programas de conservação e melhoramento genético da raça caprina bravia.
O secretário técnico do Registo Zootécnico da Raça Caprina Bravia é o Engenheiro Zootécnico Hugo Rio Costa.