Associação Nacional de Criadores de Cabra Bravia
A Raça Caprina Bravia foi reconhecida pelo Estado Português em 1987. Em Novembro de 1994 foi constituída por escritura pública, no Cartório Notarial de Vila Pouca de Aguiar, a ANCABRA, com o objectivo de incentivar os trabalhos que, enquadrados pela Direcção Geral de Veterinária, estavam a ser levados a cabo pelas Direcções Regionais de Agricultura de Trás- os-Montes e Entre – Douro e Minho. Estes levaram à criação do Registo Zootécnico da raça e à reivindicação, por parte da associação de criadores, da delegação de competências para a sua execução e gestão a nível nacional.
Em 27 de Março de 1996, por Despacho do senhor Presidente do Instituto de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, foi aprovado o Regulamento do Registo Zootécnico da Raça Caprina Bravia. Em Dezembro de 1997 foi proposto o nome do Secretário Técnico da raça, pela ANCABRA, que foi aceite, mediante parecer das duas Direcções Regionais de Agricultura intervenientes no processo, desde o seu início. Os trabalhos de campo arrancaram em Janeiro
de 1998. de 1998. Em Maio de 2010 a ANCABRA contava com 94 criadores de Cabra Bravia registando cerca de 9500 fêmeas adultas activas inscritas no Registo Zootécnico da Raça Caprina Bravia. O secretario técnico do Registo Zootécnico da Raça Caprina Bravia é o Engenheiro Zootécnico Hugo Rio Costa.